Institucional

A IAC – International Academy of Consciousness é uma organização multinacional, multicultural e universalista, sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa da consciência e ensino da multidimensionalidade, parapsiquismo e suas subdisciplinas.

As raízes da IAC datam de 1981, quando se deu a fundação do Centro da Consciência Contínua (CCC), no Rio de Janeiro, Brasil. A atual equipe da IAC é constituída por pessoas que estão presentes e atuantes desde os primórdios do estabelecimento da Projeciologia e Conscienciologia no Brasil, as quais vêm desempenhando papel fundamental na administração, pesquisa e desenvolvimento pedagógico desta área da ciência. Iniciaram muitos dos primeiros centros educacionais conscienciológicos brasileiros e, posteriormente, participaram na criação dos primeiros centros conscienciológicos fora do Brasil. Foram pioneiros também na idealização e realização de inúmeros projetos científicos, educacionais e administrativos que hoje alicerçam a Conscienciologia como um todo.

O primeiro presidente da IAC, Wagner Alegretti (2001-14), é um dos principais pesquisadores na área desde 1982. Ele foi membro pivô do CCC, bem como fundador de outras instituições. Como tal, em 1988 Alegretti foi cofundador da primeira instituição formal a divulgar a Conscienciologia, e foi um de seus diretores durante cinco anos. Juntamente com Nanci Trivellato, iniciou o trabalho para apresentar a Conscienciologia à comunidade internacional, principalmente na Europa e na América do Norte.

Além desses pesquisadores, vários pioneiros da ciência Conscienciologia estão envolvidos no trabalho da IAC, acumulando muitas décadas de experiência internacional na área da educação e pesquisa sobre a consciência. Assim, a equipe da IAC vem sendo uma força promovedora da inovação, renovação e debate científico da Conscienciologia. Algumas de suas iniciativas e projetos, alicerçadores dos processos científicos, administrativos, pedagógicos e didáticos da Conscienciologia, são usados hoje como prática comum de funcionamento das instituições conscienciológicas em geral.

O processo de expansão internacional levou à criação da International Academy of Consciousness (IAC). Fundada em outubro de 2000 com o objetivo inicial de ser o primeiro campus de pesquisa da consciência na Europa, hoje, com 15 anos de existência (ano ref. 2015), a IAC tem sedes: no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, México e Portugal. Além das atividades nesses sete países, a IAC, através de suas atividades pedagógicas e científicas itinerantes, vem divulgando a ciência da consciência em outros 20: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, China, Chipre, Colômbia, Equador, Escócia, Finlândia, França, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Romênia, Suécia, Suíça e Venezuela.

Tal abrangência geográfica e diversidade cultural levam a IAC a desenvolver e colocar em prática, em sua rotina diária, o universalismo e o respeito às diferenças naturais entre indivíduos e grupos, tendo criado a expressão “A IAC nunca dorme”, usada para definir sua característica de trabalho.

A IAC se dedica ao estudo da consciência na sua totalidade, pesquisando a natureza das nossas manifestações numa perspectiva abrangente, englobando a nossa natureza física e multidimensional (não física). Essa abrangência favorece o aprofundamento do conhecimento sobre a vida humana, propiciando maior compreensão e orientação do propósito da nossa existência. A IAC tem dois focos principais:

  • Pesquisar a consciência de forma integral, tendo em conta aspectos parapsíquicos e fenômenos subjetivos.
  • Com base nessas pesquisas, fornecer informações e treinamento, procurando ajudar as pessoas a aumentarem seu autoconhecimento, desenvolverem seu potencial humano e adquirirem melhor compreensão de sua realidade multidimensional.

Seu objetivo é servir como catalisadora da evolução, por meio do esclarecimento sobre a natureza multidimensional da consciência e todas as suas implicações. Seu slogan é:

Sua evolução é nossa prioridade.

Assim, a Academia estimula a expansão da autoconsciência disseminando infor­mação pragmática, utilizando a lógica, o discernimento e os mais altos princípios cosmo­éticos. Seu trabalho fundamenta-se em preceitos científicos avançados e visa a apro­fundar o conhecimento humano baseado no paradigma consciencial. Seu mater­pensene é a Pararreurbanologia, tendo como especialidades centrais a Parassociologia, a Cosmoética e a Conviviologia.

Em consonância com essa abordagem, promove o desenvolvimento de novas meto­dologias de pesquisa, técnicas e estudos de ponta, buscando integrar os aspectos multi­dimensionais da consciência e experiências multidimensionais relativas a esta área, à ciência contemporânea. Isso é feito através da realização de debates científicos inter­disciplinares relacionados à pesquisa da consciência e dos fenômenos parapsí­quicos, em fóruns, palestras públicas, congressos, periódicos e outras publicações científicas.

A IAC já ministrou atividades educacionais em 28 países, em 6 continentes, em 12 idiomas. Seu currículo pedagógico enfatiza a vivência prática da multidimensionalidade e do parapsiquismo, expressando o princípio do omniquestionamento lúcido:

Seja Lúcido.
Questione tudo e todos.
Experimente.
Pondere.

Seu curso básico, o Curso de Desenvolvimento da Consciência (CDC), ganhou o primeiro lugar na categoria Transformação de Vida, no 21º aniversário de premiação da Revista Kindred Spirit, do Reino Unido. Kindred Spirit é uma das revistas holísticas proeminentes do Reino Unido, com distribuição em toda a América do Norte e Europa. Premiados anteriores incluem Dalai Lama e Deepak Chopra. Sua grade curricular oferece um programa de certificação básica em ciência da consciência a ser alcançada com o somatório de créditos acumulados ao longo de quatro anos, provenientes de cursos obrigatórios e eletivos. Entre seus cursos ressaltam-se os cursos de campo Campo Projetivo e o Práxis Multidimensional, assim como o primeiro curso teático de longa duração, Meta: Desperticidade, ministrado desde 2002, o qual foi também o primeiro curso sobre Despertologia. Destacam-se ainda o VIP Training, curso individual com imersão de onze dias, disponibilizado desde 2005, e o curso de formação avançado Qualificação em Energossomática e Energometria, com 90 horas de duração, concebido em 2012.

O Campus IAC Europa, sediado em Portugal, em constante desenvolvimento numa área de 250.000 m², proporciona um ambiente positivo e otimizado para a pesquisa formal e para a autoexperimentação. Oferece uma combinação única de excelente infraestrutura física e ambiente energético (campo energético) especialmente positivo e sereno, resultando num ambiente ideal para favorecer a vivência de experiências parapsíquicas e aumento da lucidez (especialmente através dos laboratórios) às pessoas interessada.

Pontos-chave desse campus são seus diversos laboratórios conscienciais, dentre os quais se destaca o primeiro Projectarium do mundo, uma edificação em forma inteiramente esférica com nove metros de diâmetro. Além deste, oferece o Immobilitarium, uma construção semiesférica com raio de 3,5 metros dedicada à prática da técnica da imobilidade física vígil, o Cosmoconscientiarum, uma construção semiesférica de quatro metros de raio, dedicada a facilitar a expansão da consciência (cosmoconsciência) e projeções mentalsomáticas, e o Fitolab (Phytolab), construído numa árvore majestosa (sobreiro, Quercus suber), cuja eletricidade é gerada por um painel fotovoltaico, a fim de evitar cabos e interferência eletromagnética. O Fitolab foi projetado para facilitar a percepção das características únicas e os efeitos das fitoenergias, ou seja, as energias naturais que emanam de plantas e árvores. Outros laboratórios inovadores a serem construídos fazem parte do projeto final.

Sua Holoteca está constituída, entre outras tecas, por uma biblioteca com acervo de mais de 35.000 livros na área do parapsiquismo e estudo da consciência, incluindo livros raros e autografados. Além desses, abriga também enciclopédias, dicionários, e coleções de journals, revistas e outros itens.

Seu auditório principal para eventos, com área disponível de 300 m2, conta com tecnologia de ponta, cabine profissional para tradução simultânea para vários idiomas, e características cuidadosamente estudadas para propiciar as melhores condições para as apresentações e intercâmbios científicos.

O Campus IAC estimulou a criação de dois condomínios para residentes — pesquisadores, estudiosos e voluntários —, formando a Despertópolis, a qual conta hoje com um complexo já ativo e outro em desenvolvimento. Como parte da política de desenvolvimento de seu campus, a IAC enfatiza princípios ecológicos, em harmonia com a cosmoética, mantendo vários projetos de restabelecimento e melhora da flora, fauna e recursos naturais da região e investindo em tecnologia e construções adequadas para maior eficiência energética. Entre os sistemas já instalados estão os de geração de energia elétrica através dos painéis fotovoltaicos; aquecimento solar; e captação de água da chuva através de cisternas, tendo uma delas capacidade de 543 mil litros, impedindo a drenagem do subsolo, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da região.

Além de sediar uma série de eventos internacionais, o Campus IAC promove também o Simpósio Global de Inversão Existencial, o Simpósio Internacional de Pesquisa da Consciência, o Simpósio Internacional da Desperticidade, o Simpósio Internacional do Estado Vibracional, a entrega do Prêmio Global IAC para Contribuição Científica em Estudos da Consciência e, mais recentemente, somou também aos seus eventos o Congresso Internacional da Consciência.

O Congresso Internacional da Consciência, é um encontro científico dedicado à pesquisa voltada aos diferentes aspectos da natureza da consciência, seja de maneira direta ou indireta, porém livre dos vieses reducionistas ainda presentes na visão científica predominante. Palestrantes, pesquisadores e participantes de diversas partes do mundo contribuem para enriquecer o somatório de ideias, cada um aportando sua visão, formação acadêmica e autopesquisa, objetivando a multidisciplinaridade.

O Prêmio Global IAC para Contribuição Científica em Estudos da Consciência, agora em sua 3ª edição (ref. 2015), é um programa dedicado ao incentivo à pesquisa da consciência e também ao reconhecimento de pesquisas relevantes na área. Homenageia pesquisadores que publicaram trabalhos que tenham trazido avanços teóricos ou empíricos significativos em qualquer subdisciplina da ciência da consciência, levando à compreensão ou concepção de conceitos importantes.

O Journal of Consciousness (JofC), veículo internacional oficial de comunicação científica do estudo da consciência, publicado pela IAC, é desde 1998, um fórum aberto à apresentação de pesquisas da consciência e ao debate científico. O Journal, cuja coleção completa está também disponibilizada eletronicamente no website www.jofc.org, compila artigos de 350 pesquisadores de todo o mundo, afiliados a 36 instituições diferentes. Hoje, uma publicação peer-reviewed com duas indexações internacionais, o JofC vem sendo distribuído em 35 países, colecionado também por várias bibliotecas e instituições de pesquisa internacionais.