História da IAC

A IAC – International Academy of Consciousness é uma organização multinacional, multicultural e universalista, sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa da consciência e ao ensino da Conscienciologia e suas subdisciplinas.

As raízes da IAC datam de 1981, quando se deu a fundação do Centro da Consciência Contínua (CCC), no Rio de Janeiro, Brasil. A atual equipe da IAC é constituída por pessoas que estão presentes e atuantes desde os primórdios do estabelecimento da Projeciologia e Conscienciologia no Brasil, as quais vêm desempenhando papel fundamental na administração, pesquisa e desenvolvimento pedagógico desta área da ciência. Iniciaram muitos dos primeiros centros educacionais conscienciológicos brasileiros e, posteriormente, participaram na criação dos primeiros centros conscienciológicos fora do Brasil. Foram pioneiros também na idealização e realização de inúmeros projetos científicos, educacionais e administrativos que hoje alicerçam a Conscienciologia como um todo.

O primeiro presidente da IAC, Wagner Alegretti (2001-14), é um dos principais pesquisadores na área desde 1982. Ele foi membro pivô do CCC, bem como fundador de outras instituições. Como tal, em 1988 Alegretti foi cofundador da primeira instituição formal a divulgar a Conscienciologia, e foi um de seus diretores durante cinco anos. Juntamente com Nanci Trivellato, iniciou o trabalho para apresentar a Conscienciologia à comunidade internacional, principalmente na Europa e na América do Norte.

Além desses pesquisadores, vários pioneiros da ciência Conscienciologia estão envolvidos no trabalho da IAC, acumulando muitas décadas de experiência internacional na área da educação e pesquisa sobre a consciência. Assim, a equipe da IAC vem sendo uma força promovedora da inovação, renovação e debate científico da Conscienciologia. Algumas de suas iniciativas e projetos, alicerçadores dos processos científicos, administrativos, pedagógicos e didáticos da Conscienciologia, são usados hoje como prática comum de funcionamento das instituições conscienciológicas em geral.

O processo de expansão internacional levou à criação da International Academy of Consciousness (IAC). Fundada em outubro de 2000 com o objetivo inicial de ser o primeiro campus de pesquisa conscienciológica na Europa, hoje, com 15 anos de existência (ano ref. 2015), a IAC tem sedes: no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, México e Portugal. Além das atividades nesses sete países, a IAC, através de suas atividades pedagógicas e científicas itinerantes, vem divulgando a Conscienciologia em outros 20: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, China, Chipre, Colômbia, Equador, Escócia, Finlândia, França, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Romênia, Suécia, Suíça e Venezuela.

Tal abrangência geográfica e diversidade cultural levam a IAC a desenvolver e colocar em prática, em sua rotina diária, o universalismo e o respeito às diferenças naturais entre indivíduos e grupos, tendo criado a expressão “A IAC nunca dorme”, usada para definir sua característica de trabalho.

nuncadorme