Luto Sob a Perspectiva Multidimensional:
do Pesar à Reparação

9 de julho de 2017 | 14hs às 18h30m (Horário de Brasília)



A perda e ausência física de um ser que amamos é um dos maiores agentes estressores a que estamos submetidos na vida humana. Ela promove alterações emocionais, fisiológicas, sociais, muitas vezes econômicas e mentais em determinados casos onde exista vulnerabilidade. Dessa maneira, o luto, que é a expressão natural de um grande pesar, pode tornar-se patológico, prolongando e intensificar a sintomatologia negativa. No entanto, existem muitas ações simples e cotidianas que poderão nos capacitar a seguir adiante e estabelecer nova perspectiva para a vida.

Quando atuamos de forma preventiva é possível atenuar a dor emocional, mas quando já estamos em pleno processo de luto a intervenção terapêutica também se mostra eficaz, porém aqui já se trabalha com variáveis mais complexas.

O curso aborda o processo de luto de forma coesa entre a medicina a psicologia e a ciência da consciência, favorecendo uma compreensão mais ampla da vida biológica, da mudança de dimensão a que estamos submetidos quando esta se encerra  – de forma impositiva-, da condição evolutiva natural e das importantes conexões energéticas e afetivas estabelecidas.

Essa perspectiva sistêmica nos possibilita desenvolver maior resiliência para o enfrentamento das mudanças incontornáveis desse ciclo e nos capacita a sermos amigos e profissionais mais preparados para dar suporte para quem está enlutado. Não somos educados formalmente parar lidar com os sentimentos ocasionados pela perda dos demais e essa falta de experiência dificulta a atuação dentro de uma de nossas potencialidades humanas mais refinadas, que é a capacidade de fornecer amparo de forma profissional, mas também afetiva.

Os profissionais da área da saúde trabalham incansavelmente para aliviar a dor física e restabelecer a saúde das pessoas, mas tem que lidar com a complexidade que vem atrelada a um paciente terminal ou com diagnóstico de doença crônica.

Os cuidados paliativos são uma realidade felizmente cada vez mais presente e que exigem dos profissionais abordagens de atuação mais amplas e posturas destemidas. Para cuidarmos da dor emocional do outro é necessário que estejamos pacificados quanto a finitude da vida humana e com discernimento para enfrentarmos nossos medos.




Conteúdo

• Fatores de risco para o enlutado: vulnerabilidade do enlutado; relação com a pessoa falecida; eventos relevantes da morte.
• Doenças ocasionadas por lutos.
• Ajustes e adaptações a serem feitos após uma perda.
• Viagem Astral ou Projeção Lúcida como evidência de que a consciência não morre.
• Etapas do ciclo pessoal de várias vida.
• Abordagem da psicose pós mortem e suas consequências evolutivas.
• Técnicas para organização da vida: pendências na dimensão física.
• Missão de vida, senso de própósito.
• Diáspora, convivialidade e reagrupamentos evolutivos.



Rosalba Teodora

Professora Rosalba Teodora: licenciada em Psicologia pela PUC/PR, com várias especializações, incluindo Terapia Familiar Sistêmica. Psicoterapeuta com mais de 2 décadas de experiência em atendimentos clínicos em diversos países: Brasil, Portugal, Espanha, México e Estados Unidos; experiência em triagem de emergência psiquiátrica em pronto socorro; experiência de atuação em clínica de dependências química e transtornos emocionais.
Instrutora da IAC há mais de 17 anos, é pesquisadora dos temas Luto e Saúde Mental.

  9 de julho de 2017

  14:00 a 18:30 (Brasília) – com 30 minutos de intervalo

  O link para a sala será disponibilizado um dia antes do curso

  Investimento: R$ 220,00 (descontos para estudantes, terceira idade e membros da IAC)


* Curso sem pré-requisitos


Para solicitar os descontos para estudantes e pessoas acima de 65 anos, escrever para o e-mail brasil@iacworld.org e anexar documento com a comprovação.

Alunos interessados em fazer o curso Luto que residam fora do Brasil, escrever para o e-mail campus@iacworld.org para instruções.